Biographia

Translated from English to Portuguese by Ana Carolina Sauwen

Avner Eisenberg

Photo: Jon Goell

Avner Eisenberg viveu uma infância comum em Atlanta, Georgia. Quando criança, suas paixões eram cobras e malabarismo. Ele queria ter sido médico, mas após anos como um honrado químico e biólogo importante, seus pais o forçaram à performance.

Aplicando a arte do malabarismo para a educação, Avner passou por quatro universidades seguindo o sentido anti-horário em torno dos Estados Unidos. Finalmente, ganhou um diploma em teatro na Universidade de Washington, em 1971. Ele estudou em Paris com Jacques Lecoq por dois anos e uma vez, quando estava atuando nesta cidade, foi preso por bufonaria em público.

Ao retornar aos Estados Unidos, ensinou na Dell´Art School of Physical Comedy, de Carlo Mazzone Clementi, na Califórnia. Avner deve muito a esses dois homens: “Lecoq, que me ensinou tudo o que eu sei e Carlo, que me ensinou o resto.”

Avner é provavelmente mais conhecido por sua indescritível representação como A Jóia, roubando a cena como o homem sagrado em The Jewel of the Nile (A Jóia do Nilo), co – estrelado por Michael Douglas e Kathleen Turner. Ele também teve papéis de destaque no filme Brenda Starr e nas séries de TV Webster e Mathnet.

O espetáculo solo de Avner, Avner the Eccentric, foi um sucesso na Broadway na temporada de 1984/1985. Ele co- estrelou no Lincoln Center a produção de Shakespeare Comédia de Erros e retornou à Broadway em 1989, no papel principal de Ghetto. Em teatros locais, Avner interpretou tanto Vladimir quanto Estragon em Esperando Godot, encenou o papel título de R. Crumb Comix e co-estrelou com a sua esposa, Julie Goell, a primeira turnê mundial de Zoo of Tranquility.

O novo espetáculo de Avner, Exceptions to Gravity, desafia as barreiras de linguagem e cultura e tem se apresentado por toda a América e em outros países do mundo. Avner está frequentemente se apresentando em teatros regionais como o Arena Stage, Trinity Rep, Actor’s Theater of Louisville, The Empty Space, Indiana Rep, The Goodman Theater, Portland Stage, Merrimack Rep, Virginia Stage Company, Dallas Theater Center, Seacoast Rep e San Jose Rep.

Avner é com freqüência o artista de destaque em festivais de comédia, mágica e teatro, que em outros anos incluíram The Edinburgh Festival, onde ele ganhou o prêmio de revelação no ano de 1991. Além disso, foi finalista na Premiação Perrier, no Festival de Israel e no Festival Internacional de Comédia de Montreal. Ele também participou dos Festivais: London International Mime Festival, the Festival of American Mime, the New York Clown Theatre Festival, the Fool’s Festival, the New York Magic Symposium, the Hudson Clearwater Revival e International Movement Theatre Festival. Avner ganhou prêmios especiais do júri nos Festivais: The International Festival du Cirque in Monte Carlo, Arosa International Humor Festival, Barcelona International Clown Festival, Leipzig Lach Messe, St Gervais International Theater Festival onde ele ganhou tanto os prêmios de público quanto de crítica. Recentemente, Avner foi incluído no International Clown Hall of Fame.

Avner é regularmente convidado a participar de especiais na televisão em todo o mundo. Ele já foi visto no Paul Daniels Show e Packing Them In na Grã Bretanha, no NTV 35th Anniversary Special assim como fez numerosas aparições no NHK, no Japão, Sebastian C’est Fou, Le Plus Grande Cabaret du Monde e Cabaret Sauvage na França, Un Dos Tres e Juan Tamariz Special na Espanha, Martes 13 no Chile, Ritmo de la Noche na Argentina, UNICEF Comedy Special na Itália, the Montreal Just for Laughs Comedy Festival e muitos mais.

Em 2004 Avner fez uma temporada de lotação esgotada por três meses no Teatro Fontaine de Paris e por quatro semanas no Teatro Alfil, em Madri em 2009/2010.

Avner sailing in Maine

Além da ocupada agenda como performace, Avner tem dado cursos de clownaria e performances excêntricas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão e Espanha. Ele desenvolveu habilidades de teatro mudo como uma ferramenta terapêutica e também ministra workshops para estudantes e profissionais da saúde, educação, assistência social, assim como teatro.

Ele mora numa Ilha na costa de Maine e gostaria muito de ser marinheiro. Avner tem sido devotado à prática de Aikido por muitos anos.

Avner é um praticante certificado da Hipnose Ericksoniana e de Programação Neurolinguística. Ele é especialista na utilização de ambos na performance. Ele também é certificado como trainee em terapia Ericksoniana e em Programação Neurolinguística.

Avner é o diretor artístico do Phyzgig, um festival anual de comédia física, já presidiu o Conselho de Administração do Celebration Barn Theater e é um dos membros do Conselho de Administração do Acorn Productions e da Sinagoga Etz Chaim.